segunda-feira, 21 de julho de 2008

Promessas na Ordem Secular

Foi de festa este Sábado. A Comunidade do Carmo de Viana do Castelo viveu um dia de glória e de festa. Liturgicamente celebrávamos a Memória de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, celebração com que se encerram as Festas da nossa Padroeira. Foi também este o dia que a Fraternidade Secular do Carmo escolheu para oferecer ao Senhor a consagração da Maria dos Anjos e da Maria do Carmo que fizeram a sua Promessa Temporária na Ordem; por sua vez, terminado o período de formação as irmãs Alice Maria, Ana Gorete, Caetana Maria, Isolete Pimentel, Maria Arminda, Maria da Conceição, Maria Filomena, Maria Rita e Rosa da Conceição fizeram a sua Promessa Definitiva.
Presidiu à celebração o Frei João Manuel Costa, Prior da Comunidade, rodeado de muitos irmãos e irmãs da Fraternidade Secular.
Referindo-se às leituras da Liturgia da Palavra evidenciou oportunamente o espírito carmelitano secular, que depois reforçou referindo-se à casula de que se revestia e que fora benzido e usado pela primeira vez na Novena de Nossa Senhora do Carmo. A referida casula tem bordada nas costas uma videira em honra de Nossa Senhora do Carmo, «vide florida»; e na frente um logo criado para plasmar sumariamente toda a riqueza da Regra de S. Alberto, cujas celebrações dos 800 anos agora terminaram.
Após a celebração seguiu-se um breve refresco e depois um concerto coral. O Domingo foi também vivido em fraternidade com um passeio à Cidade de Braga que ali acolhe uma comunidade de Carmelitas Descalços e outra de Descalças.

Sem comentários: