terça-feira, 1 de julho de 2008

Homília de D. José Augusto Pedreira - 390 anos

Deus vem sempre ao nosso encontro. Está sempre pronto para nos abraçar, como bem demonstram os 390 anos desta comunidade de serviço consagrado carmelitano na diocese de Viana do Castelo. São 390 anos de serviço à Igreja: à Igreja Universal e à Igreja Local, antes Igreja da Diocese de Braga e agora da Igreja de Viana do Castelo.

Como sabeis a experiência de religiosidade da presença carmelita destes sacerdotes e irmãos leigos, consagrados leigos, é na Igreja de Viana do Castelo um testemunho de vida que nos remete para o Evangelho de hoje. Os Carmelitas são na Igreja de Viana do Castelo um testemunho de serviço; eles são serviço para todos vós, e para as comunidades diocesanas. Com o seu testemunho ensinam-nos a viver a dimensão contemplativa e a desprendermo-nos das coisas terrenas, das coisas materiais do mundo.

O cristão leigo também deve cultivar a dimensão da contemplação: são os Carmelitas que vos ensinam a cultivá-la. Ela faz parte do seu dia-a-dia: A maior parte do seu dia é dedicada à contemplação, ao gozo e a bendizer ao Senhor. Eles foram chamados a viver e a trabalhar as virtudes enraizando-se na Palavra de Deus. Dedicados ao Senhor eles vivem uma contemplação comprometida e activa como a dos seus Fundadores.

Recordo agora o que aqui tenho referido em outras ocasiões: A primeira comunidade de Carmelitas nasceu no Monte Carmelo, junto à Fonte de Elias. Foi com o Profeta que aprenderam o desprendimento material e a acolher a Palavra de Deus nas suas vidas. Imitaram Elias no recolhimento e no silêncio: A família carmelitana, ordem carmelita, tem também em S. Simão Stock um baluarte. Foi a ele que apareceu Nossa Senhora do Carmo para lhe entregar o escapulário, como sinal de protecção.

Peçamos a Deus Pai que nos conceda também a graça da fidelidade à consagração, a graça à qual fomos chamados. Peçamos-lhe que saibamos ser portadores do Escapulário, o símbolo de amor (que eu também o trago e me protege!).

No século XVI, com S. João da Cruz e Teresa de Ávila nasce a espiritualidade da Ordem Carmelita Descalça. Vós sabeis como se dedicaram à contemplação e seguiram o caminho até Deus! Viveram e promoveram o espírito de unidade e ensinaram-nos o amor que devemos ter a Deus e a Nossa Senhora neste caminho de peregrinação sobre a Terra.

Terminando queria deixar uma palavra de estímulo, muito amiga e de gratidão a estes Irmãos Carmelitas presentes na Igreja da diocese de Viana do Castelo: agradeço-vos de um modo muito particular o tempo que destinais ao Sacramento da Reconciliação. Nada há que pague todo o tempo que dedicam a receber, a acolher e a orientar aqueles que os procuram para purificar as suas almas e orientar as suas consciências.

Parabéns e um bem-haja aos Senhores Padres Carmelitas desta Igreja do Carmo pelo seu testemunho de comunhão e de serviço à Igreja Diocesana.
D. José Augusto Pedreira
Carmo de Viana do Castelo e 1 de Julho de 2008

Sem comentários: