quinta-feira, 7 de maio de 2009

Clausurado em Fátima o 90º Capitulo Geral

«Ao concluir este Capítulo queria deixar uma palavra de agradecimento. Agradecimento ao Senhor, fonte de todos os dons, que nos chamou e nos fez saborear a experiência de irmãos unidos, e nos concedeu a sua luz para o bem da Ordem». Foi com estas palavras de agradecimento que o P. Saverio Cannistrà do Sagrado Coração de Jesus clausurou hoje, dia 7 de Maio, o 90º Capítulo Geral que os Carmelitas Descalços celebram desde o dia 17 de Abril.
Depois de ter agradecido ao Governo Geral anterior todo o seu trabalho em favor da Ordem, agradeceu ao P. Pedro Ferreira, Provincial de Portugal, e aos seus colaboradores, o bom acolhimento que permitiu a realização feliz deste acontecimento.
O 90º Capítulo Geral congregou mais duma centena de participantes representando mais de 70 circunscrições de todo o mundo (são quase 100 os países em que nos encontramos).
Na Eucaristia que encerrou oficialmente o Capítulo, o Padre Geral expressou-se assim: «O Capítulo que acabamos de concluir é o último dom que Deus nos concedeu e é promessa de novos dons e de abundantes provas do seu amor para connosco». «O Espírito Santo guiou-nos por outro caminho, convidou-nos a descer às profundezas do nosso ser, a fazer o caminho do humilde e decidido conhecimento próprio, que tantas vezes a Santa Madre Teresa nos indicou como percurso necessário para um conhecimento autêntico de Deus e um serviço eficaz à Igreja.
E ainda: «Precisamos duma renovação que comece no interior, nas nossas raízes. Isto não está ao alcance das nossas obras. Por isso, devemos saber estar em atitude de humilde confiança e de vigilância para deixar Deus actuar nas nossas vidas e nas nossas comunidades.
O objectivo do próximo sexénio para a nossa Ordem está centrado «no convite a toda a família Carmelitana — frades, irmãs e leigos — a reler os escritos de Santa Teresa» E ainda: «Digamos à Igreja de hoje, aos homens e mulheres do nosso tempo: é necessário parar, temos de «falar verdade» a partir daquilo que somos, isto é, daquilo que Deus é verdadeiramente na história da salvação e que nos concede viver aqui e agora. Esta será a nossa força profética, este é o nosso zelo missionário, este é o nosso serviço central à Igreja. Nós não somos pau para toda a obra, somos filhos e filhas de Teresa de Jesus e João da Cruz!»
(ver notícia completa no site oficial: http://www.carmelitaniscalzi.com/capitulo/index.php?Seccion=vernoticia&Id=200)

Sem comentários: