domingo, 31 de janeiro de 2010

Solidários na esperança (Para a Semana da Vida Consagrada)

Existe na Igreja um conjunto alargado de discípulos, leigos e clérigos, que dá pelo nome de Consagrados. Também dão pelo nome de religiosos e religiosas, frades e freiras. A correspondência não é exacta porque o nome agrega outros estilos de vida comprometidos no seguimento radical de Jesus marcados por uma consagração — tais como a vida monástica, os eremitas, a vida religiosa apostólica, os institutos seculares e as novas comunidades. A entrega e identificação com Cristo obriga ao serviço da Igreja e do Evangelho e à promoção da dignidade humana. Desde quase as origens da Igreja existem cristãos que deixando as suas famílias e vidas profissionais delas se destacam para viverem como irmãos, isto é, agrupados em comunidade fraterna e apostólica, para em comunidade se entregarem a Deus em resposta livre ao Seu chamamento. Não constituem família nem pertencem à hierarquia da Igreja, mas formam famílias de irmãos e são Igreja viva em acordes de fraternidade.
Estão no meio de nós, no meio do mundo, peregrinos como todos. Em Portugal são um pequeno resto de quase 8000 almas, que geram um impacto maior do que na realidade se vê. Frequentamos algumas das suas casas sem por vezes nos apercebermos e até valorizarmos o seu compromisso concreto. O Dia 2 de Fevereiro faz memória da consagração de Jesus ao Pai, sucedida quarenta dias depois do Natal. É esse o dia dos Consagrados. O dia em que a Igreja eleva uma oração de acção de graças por tantas e tantas vidas buscadoras de santidade.
Louvemos o Senhor pelo seu imenso amor por nós, que a tantos faz viver em verdade, o amor filial, o amor conjugal, qualquer forma de amor fraterno. Louvemo-lO igualmente pelos vários carismas que neste momento concede à Diocese de Viana do Castelo. (Texto da Ir. Fernanda Afonso, Salesiana:)
1. Pelo Carmelo de Santa Teresinha e de S. João Evangelista, pela Congregação das Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face e pela Ordem dos Padre Carmelitas Descalços, louvado sejas, Senhor, Deus nosso Pai.
Nós te damos graças, Senhor, por estes carismas que privilegiam a contemplação do teu rosto, invisível aos olhos mas visível ao coração! Que a lâmpada do teu amor arda sem cessar em nossos corações, desde o anoitecer ao amanhecer, em perene acção de graças.
2. Senhor, Jesus Cristo, Tu és o único verdadeiro mensageiro do amor do Pai, mas quiseste fazer-nos participantes dessa tua missão. Louvado sejas, Senhor, pelos carismas dedicados especificamente à evangelização e à propagação da Tua palavra, presentes na nossa diocese: as Irmãs Missionárias do Espírito Santo , os Padres da Congregação do Espírito Santo, as Irmãs Salesianas - Filhas de Maria Auxiliadora, a Congregação dos Missionários Passionistas, a Companhia de Santa Teresa de Jesus, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição e de S. Miguel. Que todos nos alimentemos da Tua Palavra e esta esteja sempre em nossos lábios.
3. Senhor Deus, nosso Pai, que continuas a actuar no mundo, através da força do Teu Espírito, nós te Louvamos, Força do Amor! Força do Pai! É o teu poder transformador que nos torna testemunhas do Teu Reino já presente neste mundo! Louvado sejas pela força do teu Espírito que se manifesta nos Institutos Seculares presentes entre nós: Voluntárias de D. Bosco, Caritas Christi, Servas do Apostolado Missionário e Cooperadoras da Família, que são fermento de esperança na massa deste mundo que resiste em levedar. Envia, Senhor, sobre todos nós, o Teu Espírito para sermos testemunhas do teu amor no dia a dia.
Estes, em Viana, e muitos outros, pelo mundo fora, estamos, de onde em onde, ao serviço da esperança. Cada um segundo o seu carisma, que é como quem diz, segundo o seu estilo e a aportação que o Espírito lhe infunde.
O singelo cartaz da Semana da Vida Religiosa tem no centro uma cruz contornada por uma aspiral em ascensão; sobre ambas se derrama uma densa chuva de línguas de fogo de muitas cores e formas várias. A Vida Religiosa enquanto dom é chuva fecunda de alegria e compromisso, audácia, valentia e generosidade. Alguém disse que no Céu se entra com uma carta de apresentação dos pobres. Se assim é como creio, podemos vê-la a ser escrita pelos Consagrados, hora a hora, com letras em forma de testemunho, em todos os campos da vida, desde os sem fé aos sem nada, dos piedosos e misericordiosos à educação dos infantes, das novas formas de injustiça ao mundo da cultura.
Aonde as brechas inundarem a humanidade de gelo e de frio, aí se faz sentir a leveza do brilho da chama do Espírito de Deus comunicado pela presença dos Consagrados. Ainda não viu?
O problema não é do Espírito Santo!
Chama do Carmo I NS55 I Janeiro 31, 2010

1 comentário:

Ricardo Igreja disse...

C R I S T O J E S U S .
Que o teu povo, CONSAGRADOS E LEIGOS,
saibam silenciar,interiorizar-se
profundamente,para te encontrar melhor
e perceber com nitidez a vontade do
PAI.
Que todos tenham as mãos de MARTA, e
o coração de MARIA.
Ajudai-nos, Senhor,a equilibrar trabalho,descanso,oração.Transformando
cada dia num SALMO de gratidão,
fazendo da vida um altar,
e do trabalho...um gesto de redenção.