domingo, 31 de janeiro de 2010

Se não tiver caridade

Se eu tivesse em mim
todas as emissoras,
os palcos de rock do mundo inteiro,
os altares e cátedras,
e os parlamentos todos, mas não tivesse Amor;
seria ... apenas ruído, ruído no ruído.

Se tivesse o dom de adivinhar
E o dom de encher os estádios
E de fazer curas milagrosas
E uma suposta fé, capaz de transportar
Qualquer montanha,
Mas não tivesse Amor;
Eu seria apenas ... um circo religioso.

Se eu distribuísse,
Em cabazes de Natal
E em badalados gestos caritativos,
Os bens que ganhei - bem? mal?, quem sabe?
Quem não sabe? -
E fosse até capaz de gastar a minha saúde
Para ser mais eficiente, mas não tivesse Amor,
Eu seria apenas ... imagem entre imagens.

Paciente é o Amor e disponível,
Como um regaço materno.
Não tem inveja nem se vangloria.
Não procura tirar juros como os Bancos,
Sabe ser gratuito e solidário,
como a mesa da Páscoa.
Não pactua com a injustiça, nunca!
Faz a festa da Verdade.
Sabe esperar, forçando impertinente
as portas do futuro.

O Amor não passará,
mesmo que passe
Tudo o que não é ele.
No entardecer da vida
O Amor nos julgará.

Agora são as três:

A fé que é a noite escura;
A pequena esperança, tão tenaz;
E ele, o Amor, que é o maior.
Um dia, para sempre,
Para lá da noite e da espera,
Será só o Amor.

D. Pedro Casaldáliga

1 comentário:

Ricardo Igreja disse...

Continuando este colóquio de AMOR!

-Se eu desvendasse os mistérios do Universo;Se os dons das línguas eu tivesse em prosa e verso;Se eu conhecesse um bilhão de professias;Se eu conhecesse todas as teologias,mas não tivesse AMOR,teria tudo,menos DEUS a meu favor.AMOR é graça!AMOR é força!AMOR é luz!não é vaidoso, não derruba,não seduz,não sente inveja,nem orgulho nem rancor,sabe perder mas não se sente perdedor.AMOR aplaude,mas educa o vencedor,AMOR perdoa,mas educa o pecador,não atrapalha,não bloqueia:
Faz andar;Espera crê,porque o AMOR sabe esperar,vem do passado mas não é ultrapassado,tem seus limites,o saber e a religião,mas o AMOR,aí,não acaba nunca não,agora vemos por imagens ou sinais,mas o AMOR,aí,o AMOR é bom demais!Há mil verdades do outro lado da janela,mas o AMOR é a maior de todas ela.
(NA TARDE DA VIDA,SERÁS JULGADO NO AMOR. São João da Cruz)