quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Oração para o fim do ano

Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,
Vosso é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Ao acabar mais um ano, quero dizer-Vos obrigado
por tudo aquilo que recebi de Vós.

Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar
e pelo sol, pela alegria e pela dor,
pelo que é possível e pelo que não foi.

Ofereço-Vos tudo o que fiz neste ano:
o trabalho que pude realizar,
as coisas que passaram pelas minhas mãos
e o que com elas pude construir.
Apresento-Vos as pessoas com que ao longo destes meses
pude conviver:
as amizades novas e as antigas,
os que estão perto de mim e os que estão mais longe,
os que me deram a mão e aqueles a quem pude ajudar,
aqueles com quem partilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.

Quero também, Senhor, pedir-Vos perdão.
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto,
pelas palavras inúteis e pelo amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito,
perdão pela vida vivida sem entusiasmo e sem compromisso.
Perdão também, Senhor, pela oração que aos poucos fui adiando
e que agora venho apresentar-Vos.
Perdão por todos os meus esquecimentos descuidos e silêncios.

Amanhã começaremos um novo ano.
Por isso, paro a minha vida diante do novo
calendário que ainda não se iniciou
e apresento-Vos estes dias novos,
que somente Vós sabeis se os chegarei a viver.

Peço-Vos hoje, para mim, meus familiares e amigos,
a paz e a alegria,
a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com optimismo e bondade,
levando a toda a parte um coração cheio de compreensão e paz.

Fechai meus ouvidos a toda falsidade,
os meus lábios às palavras mentirosas, egoístas ou que magoem.
Abri o meu ser a tudo o que é bom.
Que meu espírito seja repleto de bênçãos
para que as derrame por onde eu passar.

Concedei, Senhor, aos meus amigos sabedoria, paz e amor.
E que nossa amizade dure para sempre em nossos corações.
Enchei-me, também, de bondade e alegria,
para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho
possam descobrir em mim um pouquinho de Vós.
Dai-nos um ano feliz, e ensina-nos a repartir felicidade.
Amém!

Sem comentários: