sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Saudação de Natal do Padre Geral, Frei Silverio Cannistrà

«O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; habitavam terras de sombra e uma luz brilhou para eles.»

Queridos irmãos e irmãs no Carmelo de Santa Teresa: com estas palavras do profeta Isaías abrir-se-á a Liturgia da palavra na Missa da Meia Noite. A Vigília de Natal, filha da grande vigília da Páscoa, traz-nos mais um ano o anúncio de uma grande notícia: «Hoje nos nasceu um Salvador; o Messias, o Senhor».´
Com os pastores havemos de escutar a voz do Anjo que nos anuncia o cumprimento das promessas de Deus, numa maneira que excede os nossos mais belos sonhos: nos braços de Maria e de Jesus encontramos o Menino envolvido em panos e deitado numa mangedoira; e com os coros angélicos cantamos cheios de alegria: «Glória a Deus no céu e na terra paz aos homens de boa vontade»!
Sim, Deus ama-nos ao ponto de assumir a nossa carne, de partilhar a nossa vida. Muito para além dos nossos inexistentes méritos «Apareceu a bondade de Deus e o seu amor pelo homem. Não pelas obras de justiça que nós tenhamos feito, mas segundo a sua própria misericórdia Ele nos salvou», diz-nos São Paulo.
Baixando à terra, Cristo abriu-nos o caminho do céu. Fazendo-se homem, fez-nos participar da sua natureza divina.
Em espanto, juntamente com Maria, Rainha e Mãe do carmo, contemplamos o admirável intercâmbio: um Deus que chora e uns homens que riem!
Não existe outro Caminho, outra Verdade, outra Vida: Só Cristo. Por Ele «somos, em esperança, herdeiros da vida eterna». Na sua humanidade, carne que abraça a nossa carne, estão todos os tesouros. Ela é a porta que nos abre o segredo do sentido da nossa própria vida em comunhão com Deus «para alegrar a Deus para que nos conceda grandes favores, quer que seja pela mão desta humanidade Sacratíssima, em quem sua majestade se deleita. Por esta porta havemos de entrar se queremos que a soberana Majestade nos mostre grandes segredos (Teresa de Jesus, Livro da Vida).
Recebamos esta luz e levemo-la a todos. Pela nossa oração e pela nossa vida comunitária, com abnegação e o nosso trabalho apostólico, sejamos pregoeiros da misericórdia que hoje se manifesta.
Santo e feliz Natal.
Feliz anos de 2010 na paz de Cristo.
fr. Saverio Cannistrà, ocd Prep. Gen.

Sem comentários: