segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Abertura do Ano Pastoral

Este dia teve 50 horas! (I)

Este dia teve cinquenta horas, disse-me alguém ao anoitecer de Domingo. E eu confirmo, porque as teve ou mais! Para alguns de nós o Domingo começou na Sexta, quando montámos a exposição Missionária, cortámos castanhas e fixámos o quadro de São Paulo. A manhã de Sábado passou num relâmpago. Depois, ainda a hora não era hora e já a Sala dos Terceiros não estava deserta. Pouco e pouco chegámos aos vinte que fomos, e demos início à Sessão com cinco minutos de atraso.
O início foi com uma oração pela família que entregamos ao Senhor, pelas mãos do Casal dos Bem-aventurados Célia e Louis Martin, Pais de Santa Teresinha.
Logo de seguida o Frei João, Prior da Comunidade, usou da palavra para apresentar o Ano Pastoral da Comunidade do Carmo de Viana do Castelo e as suas linhas mestras. Evidenciou a tónica da atenção à família (Bênçãos da família, no Domingo mais próximo do dia 25), e do Ano Paulino (Encontro de Espiritualidade, Três noites com o Apóstolo, oração pela evangelização, pelos doentes…)
Depois falaram os representantes dos vários grupos apostólicos que constituem a Comunidade. Disseram dos seus anseios e das necessidades. Por último expressou-se individualmente quem tinha por intenção fazê-lo.
A Sessão encerrou com a entrega a todos os presentes do Plano Pastoral da Comunidade do Carmo para este ano Pastoral.
O restante teve lugar na Igreja, porque o centro de toda a vida da Igreja é a Eucaristia.

Sem comentários: