sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Beatificação de Louis e Célia Martin (III)

D. Pierre Pican, bispo de Lisieux
Loius e Célia Martin, casados há 150 anos viveram a sua vida de casal como muitos dos seus contemporâneos: participavam intensa, activa, regular e comprometidamente na vida da Igreja. Alimentaram-se dos sacramentos, apoiaram a sua paróquia e consagraram diariamente tempo à oração partilhada, ao recolhimento, á meditação e ao ritmo respeitoso e discreto da intimidade de cada um. Jamais se recusaram receber o sacramento da reconciliação seundo o ritmo que a Igreja preceituava.
Nesta família comum, iluminada pela fé, confrontada pelos acasos da vida, minada pela doença, cresceram e afirmaram-se e desenvolveram-se as respostas vocacionais das suas cinco filhas.
A beatificação deste casal traz para a luz a resposta escondida deste casal preocupado em que cada uma das suas filhas respondesse ao compromisso cristão e ao crescimento espiritual de cada uma delas. Mas serão também confrontados com os acontecimentos muito dolorosos nas suas vidas, mas a sua fé impassível, forte, ardente e enraizada na vida da Igreja fará com que se mantenham firmes.

Sem comentários: