sábado, 18 de outubro de 2008

PROCUREMOS CAMINHAR SEMPRE DE BEM EM MELHOR!


O Capítulo Provincial é o órgão máximo da gestão da vida da Ordem do Carmo em Portugal.
Reúne-se de três em três anos. O último, o décimo, reuniu-se em Avessadas, de 25 a 29 de Março passado. Nele foi re-eleito Provincial o P. Frei Pedro Ferreira.
Na sequência das reflexões do Capítulo o anterior Superior deste Convento, P. Fernando Reis,
foi eleito superior do Carmo do Porto. O P. Agostinho Castro também anterior conventual desta comunidade, foi eleito superior de Braga. E foram destinados para esta Comunidade do Carmo de Viana do Castelo três religiosos sacerdotes: o P. Joaquim Maciel, o P. Carlos Gonçalves e o P. João Costa.
Este último na qualidade de Prior da Comunidade. O P. Caetano e o Irmão Domingos completam a comunidade religiosa. Entretanto, passado o tempo natural de adaptação e o das férias, a vida da nossa comunidade religiosa e também da cristã começa a correr em velocidade de cruzeiro.
Disso demos conta na Abertura do Ano Pastoral e aqui se resume.

O DOMINGO DA FAMÍLIA
O Projecto Pastoral da nossa Diocese tem como destinatário a família. A célula básica da sociedade sempre foi preocupação central da Igreja. Como apoiar as famílias?, com que pedagogia?, com que cuidados?, e as famílias com saúde cuidam-se da mesma maneira que as mais fragilizadas? E se nem todas as famílias são iguais, cuidam-se todas como se fossem cristãs?
Como não nos cabe todo este cuidado, propusemo-nos fazer com singeleza e dignidade o poucochinho que está ao nosso alcance. Assim, em comunhão com a nossa Diocese, criamos o Domingo da Família e em união com o Santuário do Menino Jesus de Praga, abençoaremos as famílias no Domingo das Bênçãos, que é o que se situa mais perto do dia 25. Na nossa igreja as bênçãos da família começam neste mês em que são beatificados os pais de S. Teresinha. Cada Domingo das Bênçãos da Família será anunciado antecipadamente, porém, confira já como será organizado:
Vespertina Bênção das Mães antes do parto.
08:00h Bênção dos filhos.
10:00h Bênção da família.
11:30h Bênção das crianças.
18:00h Bênção das Mães depois do parto.

O ANO DE SÃO PAULO
É para nós uma imensa graça celebrar o bimilenário do nascimento de São Paulo. Assim, na semana em que celebraremos a festa da sua conversão (25 de Janeiro) a Comunidade poderá dispor de vários momentos de reflexão e animação espiritual em torno à figura do Apóstolo das Gentes e dos nossos santos. Nesta jornada de reflexão e oração procuraremos congregar outros irmãos cristãos que muito valorizam a figura do Apóstolo. Esteja atento e participe.

OS GRUPOS APOSTÓLICOS
A Comunidade tem neste momento os seguintes grupos apostólicos: Carmelo Secular; Ministros da Comunhão; Leitores; três grupos corais; GOT; Pavlvs; Jovens (missionários) Kanimambo.
Estes grupos já têm a sua história e o seu caminho; mas todos eles precisam de reforços. Se puder ajudar não fique em casa ou sentado no banco. Venha, ajude, apoie, reforce. Podem surgir outros grupos de serviço à comunidade? Podem e devem. Venha, vamos. Porque espera?

ABERTURA
E ENCERRAMENTO DO ANO PASTORAL
A abertura do Ano Pastoral permite aproximar os membros da comunidade cristã e partilhar objectivos comuns e os de cada grupo. O Ano Pastoral está aberto; havemos de encerrá-lo em ambiente mais ameno e descontraído. E como já ensinava Santa Teresa: Quando perdiz, perdiz; quando penitência, penitência. E há aí muita sabedoria!

A FOLHA DO CHAMA DO CARMO
A folha Chama do Carmo é uma sarrabiscadela. Aparecerá — assim Deus o queira — todos os Domingos. Será mais um elemento de coesão da Comunidade. Aqui iremos dizer quem somos e o que fazemos, o que falta fazer e onde é preciso ajuda. O que cantamos e acreditamos, e o que nos aquece o coração. Esteja atento e informe-se aqui.
O blog chamadocarmo.blogspot.com tem o mesmo objectivo, e é ainda mais directo. Confira.

RETIROS NOS TEMPOS FORTES
Quem põe os pés ao caminho tem, por força, de parar e refrescar-se. Assim a alma dos peregrinos na fé. Já pensou que deveria retirar-se e descansar um pouco em comunidade? Para isso oferece-mos os retiros dos tempos fortes, no Advento e na Quaresma. Aproveite. (Que Deus oa espera!)
E por aqui ficamos, embora mais houvera que dizer. Porém, fique a certeza da nossa vontade: Estamos aqui para caminhar de bem em melhor!

(Chama do Carmo - NS1 - 19Out08)

Sem comentários: