quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Novena de Natal (II)

ROMANCE SOBRE O EVANGELHO «IN PRINCIPIO ERAT VERBUM»,
ACERCA DA SANTÍSSIMA TRINDADE (II)

Da comunicação das Três Pessoas

E naquele amor imenso
Que de ambos procedia,
Palavras de grande gozo
O Padre ao Filho dizia,
De tão profundo deleite,
Que ninguém as entendia;
Somente o Filho as gozava,
Pois a ele pertencia.
Mas naquilo que se entende
Desta maneira dizia:
- Nada me contenta,
Filho, fora da tua companhia.
E se algo me contenta,
Em ti mesmo o quereria.
O que a ti mais se parece,
A mim mais satisfazia;
E o que em nada te assemelha,
Em mim nada encontraria.
Só de ti eu me agradei
Ó vida da vida minha!
És a luz da minha luz.
És minha sabedoria;
Figura da minha substância,
Em quem bem me comprazia.
Ao que a ti te amar, meu Filho,
A mim mesmo me daria,
E o amor que eu em ti tenho,
Nele mesmo eu o poria,
Por razão de ter amado
Aquele a quem tanto queria.
(São João da Cruz)

Sem comentários: