sábado, 6 de dezembro de 2008

O GAF NASCEU HÁ 15 ANOS


O Gabinete Atendimento à Família (GAF) nasceu há quase 15 anos. Foi em Maio de 1994 que a comunidade carmelita de então (o P. Agostinho Castro, o P. José Tomás, o P. António Caetano, P. Joaquim Teixeira, o P. José Vieira e Ir. Domingos), considerou que era tempo de criar uma resposta para os problemas que pelo trabalho pastoral eram bem conhecidos de todos eles. Celebrava-se então o Ano Internacional da Família.

O objectivo foi criar um espaço de acolhimento para aqueles que precisavam de mais do que uma resposta pastoral e promover a família nas suas diferentes dimensões, proporcionando uma resposta global e integrada aos problemas mais agudos: rupturas familiares e problemáticas relacionadas com a exclusão social.

Nos seus Estatutos ficou definida a seguinte missão: “criar um espaço de serviço humano e espiritual privilegiado para preparar, prevenir, reformular, reconstruir, desenvolver e repensar a família para os desafios que o mundo contemporâneo lhe coloca” (Estatutos, Artigo 3).
Procurou-se que este trabalho fosse alicerçado em parcerias com as diversas entidades que, directa ou indirectamente, prestam serviços de cariz social.
Rapidamente, a experiência no trabalho de atendimento diário e a análise das necessidades sociais da comunidade conduziram à constatação de graves carências em vários segmentos da população, sendo evidente as desigualdades sociais e distinguindo-se problemáticas claras no âmbito da carência e da exclusão. Consequentemente a intervenção focalizou-se nas problemáticas mais prementes e geradoras de exclusão entre a população do distrito, tais como os comportamentos aditivos, a seropositividade, a delinquência, a ex-reclusão, os sem-abrigo, a imigração, o desemprego e/ou emprego precário, a carência sócio-económica, a disfuncionalidade familiar e/ou ruptura sócio-familiar, a violência doméstica e as crianças em risco.
Procurou-se desenhar uma intervenção integrada e multidisciplinar (fornecendo respostas aos níveis social, psicológico, jurídico, educativo e cultural), adaptada e individualizada (consentânea com as especificidades de cada utente e a heterogeneidade das suas características) e multidimensional (atendendo aos problemas económicos, sociais, educativos, judiciais, clínicos e laborais da população utente
O trabalho do GAF tem-se destacado – e hoje recebe o reconhecimento das estruturas locais, regionais, nacionais e, nalgumas valências, internacionais, não só por primar pela qualidade técnico-científica como também por se desenvolver junto de uma franja da sociedade para a qual, não obstante a gravidade das suas problemáticas, existem respostas sociais menos estruturadas e em menor número.

As várias respostas existentes:

Comunidade de Inserção
A Comunidade de Inserção do GAF assume como objectivos centrais a protecção e a promoção da autonomia e do desenvolvimento de famílias/indivíduos em situação extrema de vulnerabilidade ou exclusão social. Proporciona serviços de alojamento e refeição para além de um conjunto de actividades individuais e em grupo, centradas no indivíduo, na família e na relação destes com a comunidade. Tem capacidade para 12 utentes em regime de alojamento, e para mais 18 em regime diurno.

Unidade de Apoio Comunitário
A Unidade de Apoio Comunitário tem como população-alvo famílias/indivíduos em situação de carência económica. Esta valência proporciona apoio técnico ao nível do serviço social (concretizando-se na informação sobre direitos e deveres sociais; mobilização de recursos e encaminhamento para serviços da comunidade; atribuição de géneros alimentares - serviço “Banco Alimentar” - roupa e mobiliário; treino de competências de resolução de problemas), serviço de consulta psicológica e serviço de consulta jurídica.

Protocolo Rendimento Social de Inserção
Esta valência tem como população-alvo famílias/indivíduos beneficiários da medida de Rendimento Social de Inserção, visando genericamente promover e desenvolver competências pessoais e sociais que criem condições favoráveis à sua autonomização e integração social, familiar, comunitária e profissional.

Casa Abrigo Dar voz às Mulheres
A Casa Abrigo procura promover a reinserção social de mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos, procurando salvaguardar a sua integridade física. Procura intervir com vista a uma bem sucedida integração social e à construção de projectos de vida viáveis e ajustados que permitam um desenvolvimento positivo das mulheres e suas crianças.

Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica
O Núcleo de Atendimento assume como principal objectivo a protecção e promoção da autonomia e desenvolvimento positivo de pessoas vítimas de violência doméstica. Disponibiliza acompanhamento social, consulta psicológica, informação e apoio jurídico.

Centro de Aconselhamento Psicossocial HIV/SIDA
O CAPS visa promover o desenvolvimento positivo de pessoas/famílias infectadas, afectadas e/ou preocupadas com a problemática do VIH/SIDA. Proporciona serviços de consulta psicológica, apoio social, informação e apoio jurídico, cuidados básicos de saúde e apoio logístico em situações específicas.

Unidade de Apoio na Toxicodependência
A UAT tem como população-alvo indivíduos e/ou famílias em cuja trajectória de vida se identificam situações de uso/abuso de substâncias. Procura apoiar e promover o desenvolvimento positivo de indivíduos que usam/abusam substâncias ou que se encontrem em situação de risco.

Equipa de Rua Estrada com Horizontes
O trabalho da Equipa de Rua é desenvolvido sobretudo no espaço público junto de indivíduos consumidores de substâncias psicoactivas (ocasionais ou problemáticos), das suas famílias e dos/as trabalhadores/as sexuais de rua. A sua principal missão é prevenir, reduzir os riscos e minimizar os danos dos consumos problemáticos de substâncias psicoactivas e do trabalho sexual.

Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
O CAFAP assume como objectivo fundamental a promoção do fortalecimento das famílias do distrito de Viana do Castelo e a prevenção de problemas de adaptação física, psicológica e social das crianças e jovens.

Empresa de Inserção "WashGAF”
O Wash-Gaf é uma Empresa de Inserção, financiada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, na área da lavagem manual de automóveis cujos serviços são prestados à comunidade. Tem como principal objectivo a promoção da integração sócio-profissional dos desempregados em desfavorecimento face ao mercado de trabalho.

Oficinas
As Oficinas são enformadas pelos ateliers ocupacionais, tendo como objectivo oferecer uma resposta às problemáticas da exclusão social, promovendo a inclusão através do desenvolvimento de competências facilitadoras da integração pessoal, interpessoal e profissional.

Par além destes serviços o GAF desenvolve mais três projectos: o projecto “Famílias em Missão” em estreita ligação ao trabalho desenvolvido no CAFAP; o projecto “Fénix” de formação para os mais excluídos; o projecto “Aequitas” de promoção da igualdade de género.

Para continuar a servir os mais necessitados e excluídos o GAF tem vários novos desafios pela sua frente: a construção de uma Casa Abrigo que permita alojar mais e melhor as mulheres vítimas de violência e os seus filhos menores e alargar a sua Comunidade de Inserção para aumentar a capacidade de integração de pessoas sem abrigo.
Paralelamente tem a missão de alertar para as várias outras necessidades de atendimento e acolhimento dos mais necessitados… e são cada vez mais os que nos batem à porta á espera do acolhimento… que por razões de espaço e de capacidade não conseguimos dar ou damos apenas em parte.

Fazer esta caminhada só foi possível graças ao empenhamento voluntário e aberto das várias direcções do GAF, pela criatividade e profissionalismo dos seus quadros, pela dedicação de muitos voluntários e pela franca colaboração dos nossos inúmeros parceiros. Enfrentar o futuro implicará sermos capazes de conseguir um maior envolvimento da sociedade civil, implicando-a mais na procura de novas soluções.

Sem comentários: