segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Oração de fim de ano

Senhor Deus, magnânimo e santo,
senhor do tempo e da eternidade,
vosso é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.

Ao findar mais um ano quero dizer-Vos obrigado,
por tudo aquilo que recebi de Vós.
Obrigado pela vida, pela água, pela luz e pelo amor;
pelas flores, pelo fogo, pelo ar e pelo sol,
pela fé, pela Igreja, pela alegria e pela dor,
pelo que foi possível e pelo que não foi.

Ofereço-Vos tudo o que fiz neste ano:
o trabalho que pude realizar,
as coisas que passaram pelas minhas mãos
e o que com elas, pude construir.

Apresento-Vos todas as pessoas que amei e servi
ao longo deste ano.
As amizades novas e os amores antigos.
Apresento-Vos os que estão perto de mim
e os que pude ajudar.
Apresento-Vos as pessoas com quem partilhei
a dor, o trabalho, a vida, a fé e a alegria.

Ao findar o ano, Senhor,
também Vos quero pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido inutilmente,
pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil,
pelos sonhos e pensamentos ocos.
Perdão pelas obras vazias
e pelo trabalho apressado e mal feito.
Perdão pelo meu viver frio e sem entusiasmo.
Perdão pela oração distraída,
pela que aos poucos fui adiando
e que agora venho humildemente apresentar-Vos.

Por todos meus esquecimentos, silêncios
e descuidos, novamente Vos peço perdão, Senhor.

Nos próximos dias começarei um Novo Ano,
com sonhos e anseios novos.
Páro por isso, a minha vida diante do calendário
que ainda não se iniciou e apresento-Vos um a um,
todos esses dias que somente a Vossa Sabedoria
sabe se chegarei a viver.

Hoje, quase ao terminar este ano de 2008,
eu Vos peço, ó Senhor do tempo e da eternidade,
para mim, para a minha família e amigos,
a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência,
a lucidez, a serenidade e a sabedoria.

Senhor, Deus bom,
quero viver cada dia do novo ano
com optimismo e bondade,
levando a toda parte um coração leal,
compreensivo e cheio de paz.

Fechai os meus ouvidos a tudo o que é falso
e os meus lábios às palavras mentirosas,
egoístas ou que magoem.
Abri, Senhor, o meu ser a tudo o que é bom e santo.
Que o meu espírito seja cumulado de bênçãos
para que as derrame por onde passar.
Enchei, Senhor, os meus amigos de sabedoria e de paz,
e que nossa amizade dure para sempre em nossos corações.
Enchei-me de bondade e de alegria
para que todas as pessoas com quem me encontrar
possam descobrir em mim,
um pouco da Vossa beleza e bondade.
Concedei-nos um ano feliz
e ensinai-nos a repartir apaixonadamente
a alegria da fraternidade.
Amen!
(Chama do Carmo - ns11 - 28DEZ08)

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que é uma bonita oração Sr. Frei João.
Ass.Tina_mix