sábado, 7 de novembro de 2009

Nota Pastoral, na abertura do Ano Sacerdotal


Um texto pastoral do nosso Bipos,que é oportuno recordar durante a Semana dos Seminários.

Em 16 de Março de 2009, o Santo Padre Bento XVI convocou o «Ano Sacerdotal», por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars, expressão eloquente de vida sacerdotal, a quem proclamará padroeiro de todos os sacerdotes.
A sua abertura foi marcada para o dia 19 de Junho deste mesmo ano, em Roma, na recitação de Vésperas da solenidade litúrgica do Sagrado Coração de Jesus e dia de santificação sacerdotal. Contará com a presença da relíquia do Santo Cura d’Ars.
O encerramento será celebrado, justamente um ano depois, com um Encontro Mundial Sacerdotal, na Praça de S. Pedro em Roma, a 19 de Junho de 2010.
Na nossa Diocese, a abertura acontecerá no Templo de Santa Luzia, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, no referido dia 19 de Junho, integrada na celebração da mesma solenidade litúrgica. Contará com a presença das relíquias de santa Margarida Maria Alacoque.

Segundo expressou o próprio Papa, o objectivo deste Ano Sacerdotal é «ajudar a perceber cada vez melhor a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea». Não se trata de corrigir os sacerdotes, mas de reforçar a reconhecida dignidade com que, em geral, vivem a sua vocação e missão, e ajudar a viver com alegria e com entusiasmo o seu ministério sacerdotal.
O tema escolhido tem por lema «Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote». Será também momento oportuno para uma reflexão sobre a «necessidade de potenciar a formação permanente dos sacerdotes, ligando-a à formação antecedente dos seminaristas».
O Ano Sacerdotal não será reservado somente aos sacerdotes, mas «diz respeito a toda a Igreja».
Aos sacerdotes e fiéis leigos desta diocese de Viana do Castelo convidamos a uma participação activa nesta proposta universal da Igreja e damos conta de algumas das iniciativas já traçadas e postas em andamento por ocasião deste ano jubilar, de forma a poderem ser utilizadas como material de apoio nas nossas comunidades: a nível universal, está prevista a publicação de um Directório para os Confessores e Directores Espirituais, assim como uma recompilação de textos do Papa sobre os temas essenciais da vida e da missão sacerdotais na época actual; a nível da Igreja diocesana de Viana do Castelo, através da Comissão Permanente do Conselho Pastoral Diocesano, será enriquecido o Projecto Pastoral Diocesano 2008/11, introduzindo alguns objectivos específicos relativos à celebração deste jubileu, oferecendo subsídios de apoio e programando acções pastorais oportunas para facilitar a vivência intensiva deste ano jubilar.
Dentre as sugestões já recolhidas, a partir do contributo vindo de outros Conselhos diocesanos, constam: participação, a mais numerosa possível, no Simpósio do Clero a realizar em Setembro, em Fátima; organização de peregrinações ou romagens a vários centros de espiritualidade, nomeadamente a Roma, Ars e Fátima; encontros de formação teológico-pastoral para sacerdotes e momentos de vivência espiritual para sacerdotes e leigos, aproveitando os já programados a nível arciprestal, diocesano e nacional, e promovendo outros, mesmo a nível regional de vários arciprestados.
Em termos de projecto pastoral diocesano, podemos dizer que vamos transitar, em continuidade pastoral, do Ano Paulino para o Ano Sacerdotal. O Ano Paulino, cuja conclusão está prevista para 29 de Junho próximo, passará o apelo e missão ao Ano Sacerdotal. Nos 150 anos da morte de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, a Igreja une-se em torno aos seus sacerdotes para redescobrir a fecunda presença deles dentro da missão universal que envolve todos os baptizados. Tal como São Paulo se apaixonou pela beleza de Cristo, o coração dos santos pastores deve pulsar em autêntico ritmo sacerdotal, tal como aconteceu em S. João Maria Vianey.
O Santo Padre dá atenção particular à vida, espiritualidade, santificação e à missão dos sacerdotes. Os sacerdotes são importantes não somente por aquilo que fazem, mas também e sobretudo por aquilo que são. O povo fiel quer vê-los, em seu trabalho apostólico, “felizes, santos e contentes”.
É necessário e urgente, neste nosso tempo, evocar convictamente a beleza, a importância e a indispensabilidade do ministério sacerdotal na Igreja para a salvação dos fiéis. A figura de sacerdote que propomos deve ter como expressão emblemática a imagem evangélica de Cristo, Bom Pastor, resistindo à tentação do activismo que atinge não poucos sacerdotes, os quais, mesmo sendo generosos, não raramente colocam em risco a própria vocação e a eficácia do seu apostolado se não permanecem de forma estável na relação vital com Cristo.
Como instrumentos básicos de apoio aos encontros de reflexão, apontamos a leitura das Cartas pastorais de S. Paulo (1ª e 2ª a Timóteo, a Tito e a Filémon), a Carta aos Hebreus, bem como a Exortação Apostólica «Dar-vos-ei Pastores», de João Paulo II, e o Decreto conciliar sobre o Ministério e a Vida dos Sacerdotes (Drebyterorum ordinis).
Recomenda-se que, durante este ano, nos exercitemos na «lectio divina».
Além disso, aos Pastores das comunidades cristãs solicitamos que esclareçam os fiéis sobre as Indulgências especiais concedidas pelo Santo Padre durante o Ano Sacerdotal, bem como as condições exigidas para delas usufruir, segundo as habituais condições e normas estabelecidas pela Igreja (cf. Enchiridion Indulgentiarum, 1999).
Confiamos ao Sagrado Coração de Jesus e ao coração maternal e sacerdotal da Mãe de Cristo, os frutos deste Ano Pastoral.
Viana do Castelo, 13 de Junho de 2009.
+ José Augusto Pedreira, Bispo de Viana do Castelo

Sem comentários: