domingo, 29 de novembro de 2009

BB. Dionísio da Natividade e Redento da Cruz

Celebramos hoje os primeiros mártires Carmelitas Descalços. São os Bem-aventurados Dionísio da Natividade e Redento da Cruz.Dionísio foi baptizado com o nome de Pedro Berthelot, era cientista filho de marinheiros, oriundo de Honfleur, França, onde nasceu em 1600. Aos vinte anos serviu a armada holandesa, mas rapidamente se colocou ao serviço de Portugal. Foi ordenado sacerdote na nossa Ordem, de pois de em vão ter tentado ser jesuíta. Já Carmelita participou na defeza de Goa.
Redento da Cruz nasceu em Cunha, Paredes de Coura, em 1598 e foi baptizado com o nome de Tomás Rodrigues. Aos 19 anos abandonou o terrunho natal, fez-se militar, partindo na aventura das Descobertas que tanto seduzia a juventude portuguesa de então. Conheceu a glória das armas na Praça de Meliapor.
Os destinos de ambos cruzaram-se no Convento do Carmo de Goa. Juntamente com mais sessenta companheiros sofreram o martírio no dia 29 de Novembro de 1638, na cidade de Achem, Ilha da Sumatra, Indonésia, às mãos dos muçulmanos.
Foram beatificados em 1900 pelo Papa Leão XIII.

Voz do Papa:
Amados Dionísio e Redento:
diferentes passados vos uniram na mesma aventura da evangelização. Tu, Dionísio. eras navegante e neste ofício serviste os reis de França e Portugal. E, quem diria, foi numa dessas viagens que o Senhor te chamou! Em Goa conheceste o padre Carmelita Filipe da Santíssima Trindade, com quem, em conversa, percebeste a indesmentível necessidade de mudar de vida. Ingressaste na Ordem dos Carmelitas Descalços onde professaste com o nome da Natividade. Muito rapidamente começaste a brilhar na comunidade com luz própria pelo teu exemplo de virtude. Algumas vezes — afirmam os que te conheceram — viram-te rodeado de resplendor celeste enquanto oravas. Porém, o embaixador Francisco de Sousa acabou por ser a razão para que desse o passo definitivo na tua aventura para Deus.
Junto com o teu irmão Redento da Cruz que te acompanhou, nada menos que chegados à Ilha de Achem os muçulmanos turcos vos agrediram. Quiseram forçar-vos a apostatar a vossa fé católica, mas ambos permanecestes firmes. A vossa firmeza exasperou os muçulmanos que vos condenaram à pena de morte. Para a evitar teria bastado dizer que abandonáveis a fé católica e abraçaríeis a muçulmana. Bastaria uma palavra para evitar o martírio.
Tu, Redento, fostes dos primeiros a ser executado. Tu, porém, Dionísio, pedis-te para ser dos últimos, a fim de poderes confortar os demais, até que um golpe de espada te dividiu o crânio em dois e assim te abriu a porta da vida que nunca termina.

Sem comentários: